terça-feira, 6 de novembro de 2012

Halloween no C. E. Maria Odette Pithon Raynal


Por Daniele Andrade

COLÉGIO ESTADUAL PROFª Mª ODETTE PITHON RAYNAL
Projeto: Halloween 
PARTICIPAÇÃO:
·         Professores: Carla, Susana, Vagner, Lívia e Maria Lêda (Avaliadores);
·         Professores: todas as disciplinas (organização, apreciação);
·         Alunos: todas as séries

INTRODUÇÃO
O Dia do Halloween é uma data festejada desde antes de Cristo, quando os celtas, por volta do século V a.C., celebravam o fim do verão no dia 31 de outubro. Eles acreditavam que neste dia, todas as bruxas se reuniriam para uma grande festa.
A tradição foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses e popularizou-se no final do século XIX. Com o passar do tempo, a comemoração transformou-se em brincadeira para as crianças e elas passaram a sair às ruas batendo de porta em porta dizendo Tricks or Treats (travessuras ou gostosuras).

Objetivo
É Fazer com que os alunos conheçam a cultura Americana.
Complementação das aulas de inglês com o com o intuito de promover a integração entre os alunos.
Levando ao educando o conhecimento dos seguintes mitos e lendas:
  • · História do dia da s Bruxas;
  • · Lobisomem;
  • · Vampiro;
  • · Símbolos e tradições.
Por meio de mitos e lendas, trazer também ao conhecimento do aluno a tradição da cultura Americana como: Comida típica; Danças e crenças.

Desenvolvimento
Como Halloween é uma festividade que atrai os alunos.
Nas aulas de Inglês, deve ter seu espaço com atividades de aprendizagem além de promover cultura geral.
Iniciamos a aula conversando sobre tradições, sobre superstições; medos e pesadelos.
Com a pergunta “Do you believe in ghosts?” proporcionou-se um debate.
(Foi reservado um tempo para a troca de ideias.).
Questionamos quanto à expressão "nightmare". O que significa? Como são os "nightmares" de vocês?
Verificamos que personagens podem habitar nossos "nightmares" no vídeo a seguir.
Após, assistimos ao vídeo abaixo:
 Este vídeo apresenta um capítulo do filme de Tim Burton - "The nightmare before Christmas", nele podemos assistir a música "This is Halloween" cantada pelos personagens do filme.
Após a turma assistir ao vídeo uma vez, foi entregue a letra para que observassem a pronúncia:

O Estranho Mundo de Jack - This Is Halloween
Disney
Boys and girls of every age
Wouldn't you like to see something strange?
[siamese shadow]
Come with us and you will see
This, our town of halloween
[pumpkin patch chorus]
This is halloween, this is halloween
Pumpkins scream in the dead of night
[ghosts]
This is halloween, everybody make a scene
Trick or treat till the neighbors gonna die of fright
It's our town, everybody scream
In this town of halloween
[creature under the bed]
I am the one hiding under your bed
Teeth ground sharp and eyes glowing red
[man under the stairs]
I am the one hiding under yours stairs
Fingers like snakes and spiders in my hair
[corpse chorus]
This is halloween, this is halloween
[vampires]
Halloween! halloween! halloween! halloween!
In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song
[mayor]
In this town, don't we love it now?
Everybody's waiting for the next surprise
[corpse chorus]
Round that corner, man hiding in the trash cam
Something's waiting no to pounce, and how you'll...
[harlequin demon, werewolf & melting man]
Scream! this is halloween
Red 'n' black, slimy green
[werewolf]
Aren't you scared?
[witches]
Well, that's just fine
Say it once, say it twice
Take a chance and roll the dice
Ride with the moon in the dead of night
[hanging tree]
Everybody scream, everbody scream
[hanged men]
In our town of halloween!
[clown]
I am the clown with the tear-away face
Here in a flash and gone without a trace
[second ghoul]
I am the "who" when you call, "who's there?"
I am the wind blowing through your hair
[oogie boogie shadow]
I am the shadow on the moon at night
Filling your dreams to the brim with fright
[corpse chorus]
This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! halloween!
Halloween! halloween!
[child corpse trio]
Tender lumplings everywhere
Life's no fun without a good scare
[parent corpses]
That's our job, but we're not mean
In our town of halloween
[corpse chorus]
In this town
[mayor]
Don't we love it now?
[corpse chorus]
Skeleton jack might catch you in the back
And scre am like a banshee
Make you jump out of your skin
This is halloween, everyone scream
Wont' ya please make way for a very special guy
Our man jack is king of the pumpkin patch
Everyone hai l to the pumpkin king
[everyone]
This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! hallow een!
[corpse child trio]
In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song
[everyone]
La la-la la, halloween! halloween! [repeat]
Letra da música disponível em http://letras.terra.com.br/disney/358436/

Atividade I
Questions:
· What do you know about Halloween? 
· What would you like to know about it?
Apresentar indagações para pesquisa em grupo como:
- Origin of the words: Halloween, All Hallows’ Day..
- Foods
- Halloween around the world.
- Religious perspectives.
- Symbols.
- Habits.
Após a pesquisa os grupos organizaram textos com as informações obtidas. Bank of words:
Criar um cartoon alusivo à data.

Atividade II
Apresentação das palavras em fichas, para estudar a pronúncia e o significado destas:
Pumpkins / ghosts / candle / nose / eyes / skeletons / apples / cakes / teeth / seeds / pirates / witches / mouth / candy.
E produção de frases com as palavras acima.

Atividade III
1. She is usually very ugly and she rides a broom.
2. This monster is made of bones.
3. These are the spirits of dead people.
4. This monster is from the pyramids of Egypt.
5. This monster drinks blood.
6. This animal can be transformed into a vampire. 
7. This animal makes a web.
8. You use this to make the Jack-o-lantern.
9. When they say “Trick or Treat!”, children want…    
10. This monster comes out when the moon is full.

Ghosts Mummy Spider candy
Vampire Bat Witch
Pumpkin Werewolf Skeleton

Pesquisa de alguns provérbios, e produção de alguns cartazes, para fixar nas salas de aula.
Now, answer these questions about Halloween:
1.       Do you have a Halloween costume? What is it?
2.      Do you think ghosts really exist?
3.      Do you like candy? What kind?

A atividade foi finalizada com a seguinte pesquisa:
De que forma, os americanos comemoram esta data.

Desfecho
·         Promoção de uma festa á fantasia na Unidade Escolar com:
  • ·         Ornamentação da área externa com Abóboras Monstros, bruxas, múmias e personagens horripilantes;
  • ·         Apresentação de Danças típicas;
  • ·         Comida típica;
  • ·         Ornamentação da área externa com:
  1. ·         5ª e 6ª série Abóboras. 
  2.          7ª e 8ª Monstros, bruxas, múmias e personagens horripilantes.

Avaliação
  • ·         A avaliação foi contínua:
  • ·         Pela participação nas tarefas.

Culminância

·         31/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário