terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novembro Negro da Escola Ocridalina Madureira

A Escola Estadual Ocridalina Madureira está desenvolvendo, neste mês de Novembro, o Projeto Interdisciplinar Cantando os aspectos sociais e culturais Afro Brasileiros. Este projeto está sendo trabalhado com os alunos de 5ª à 8ª (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental através das disciplinas: Geografia, História, Artes, Ciências, Inglês, Português, Matemática, Linguaguem e Comunicação e Identidade e Cultura .

Apresentação do Projeto:

A Lei de nº 11.645/08, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, altera a Lei  nº 9.394/96, modificada pela lei de nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional , para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “ Historia e Cultura Afro - Brasileira e Indígena”

Art. 1º O art. 26 - A da Lei nº 9.394/96, para vigorar com a seguinte redação :
“ Art.26 - A . Nos estabelecimentos  de  ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados , torna-se obrigatório o estudo da historia e cultura afro- brasileira e indígena.

Inciso 1º O conteúdo programático a que se refere  este artigo inclinara diversos aspectos da história e da cultura que caracteriza  a formação da população brasileira , a partir desse dois grupos étnicos , tais como o estudo da história da África a dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil , a cultura negra  e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da  sociedade nacional resgatando as suas contribuições nas áreas sociais , econômica e política , pertinentes a história do Brasil .

Inciso 2º  os conteúdos referentes a historia e cultura afro - brasileira e dos povos indígenas brasileiro serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar , em especial nas áreas de educação artística , e literatura e historia brasileiras . ( NR )
Formando como base essa lei buscamos desenvolver um projeto  voltado para as raízes afro - brasileira , resgatando a cultura e historia da áfrica , para com isso , entendermos nossa relação estreita com esse continente  e identificarmos a nossa identidade  através da musicalidade
1

Objetivo Geral do Projeto:

Identificar, analisar e desmistificar as relações raciais no ambiente escolar e no cotidiano, focalizando a musicalidade como veículo de interação na relação África - Brasil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário