quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Paip em Movimento reúne Coordenadores Pedagógicos e Técnicos de Salvador

Coordenadores pedagógicos e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) 1A e 1B se reuniram nesta terça-feira (06/11), no Hotel Vilamar (Amaralina), em torno do encontro de formação do Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica – Paip. No primeiro dia do Paip em Movimento – como é intitulado o evento que prossegue até quinta-feira (8/11) –, os participantes receberam orientações gerais sobre a análise dos dados da rede (Ideb, metas e instrumentos de gestão do Paip) e os relatórios das ações dos Núcleos Regionais (Nupaip).
Na quarta-feira (7/11), serão realizadas as oficinas formativas para traçar estratégias de intervenção e obter orientações pedagógicas do Paip  para os Nupaip Regionais. No último dia encontro, haverá a análise e discussão do Plano de Trabalho para intervenção das unidades escolares.
“Essa série de encontros é estruturante, permanente e tem o objetivo de fortalecer o funcionamento dos núcleos regionais em torno dos projetos pedagógicos estruturantes da Secretaria, qualificando o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes nas unidades escolares da rede pública estadual”, avaliou a diretora do Paip, Ana Lúcia Gomes.

O Paip em Movimento  é organizado a partir das ações de gestão compartilhada entre o Nupaip Central, Nupaip Regional e Unidades Escolares, no intuito de compreender os processos vivenciados nas escolas que impactam na aprendizagem dos estudantes. A partir das visitas técnicas para socialização, leitura e interpretação coletiva dos dados, as escolas têm a oportunidade de rever metas e ações pedagógicas e de elaborar um plano para intervenção.
“O foco do Paip não é a estrutura da escola e, sim, o ambiente pedagógico visando à qualificação da intervenção dos nossos técnicos nas unidades escolares para melhorar o aprendizado dos estudantes a partir da aplicação dos projetos estruturantes propostos pela Secretaria da Educação”, frisou o diretor da Direc 1B, Luis Henrique Bottos Peixoto.
O diretor da Direc 1A, Rainer Wendel Costa Guimarães, enfatizou que os encontros de formação aprofundam o trabalho que já vem sendo desenvolvido visando ao fortalecimento da equipe pedagógica nas escolas. “Trata-se de uma reunião de trabalho, por meio da qual iremos avaliar as atividades já realizadas, bem como iremos trocar experiências e receber orientações de como intervir nesse processo para a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”, disse.
A articuladora em educação profissional e assessora técnica do Nupaip Regional da Direc 1B, Lisiane Weber, considera que o Paip em Movimento irá agregar um grande valor ao que já vem sendo construído pela Secretaria da Educação do Estado para melhorar a questão fundamental que é a aprendizagem do aluno. “O foco do Paip é o pedagógico e esses encontros irão auxiliar nós, técnicos, a fazer intervenções  na escola de acordo com a realidade de cada uma”, reforçou.
Segunda fase – Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, tem início a segunda etapa da série de encontros do Paip, que inclui os municípios que integram as demais Direc, organizadas em polos:  Serrinha, Alagoinhas, Eunápolis, Vitória da Conquista, Jacobina, Seabra e Santo Antônio de Jesus. No total, incluindo Salvador, participarão 427 técnicos dos encontros do Nupaip.
Os diretores escolares veem o Paip como uma ferramenta capaz de respaldar os trabalhos para a melhoria geral da escola. “É uma proposta que, a cada dia, amadurece e se constitui em uma base mais sólida. Com este acompanhamento, avaliamos as nossas ações e paradigmas. Também acredito que o investimento em material de estudo, recursos de informática, jornada estendida e logística darão conta de trazer os resultados almejados”, diz gestora do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, Diretoria Regional de Educação de Ilhéus (Direc 6), Solange Fayal.
O professor Elias Andrade, técnico do Nupaip Regional de Amargosa (Direc 29), ressalta que “o trabalho busca, incessantemente, a melhoria da qualidade da educação na rede estadual de ensino, ao reunir forças e inteligências capazes de contribuir no processo pedagógico, minimizando dificuldades.


Foto: Claudiornor Jr. Ascom/Educação

Publicado ter, 06/11/2012 - 16:48 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
                     Fonte:http://www.educacao.ba.gov.br/paipemmovimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário